"Certos pavões escondem de todos os olhos a sua cauda - chamando a isso o seu orgulho." F. Nietzsche

28.2.11

Existência e Ser...

Súbito, começo a pensar nos motivos de minha existência. A pensar no porquê de estar aqui. Não sei explicar Como posso saber o que serei, se não sei o que sou? Como posso conhecer outra pessoa, se não me conheço? Como desvendar o futuro, se não me lembro do passado e estranho o presente? Como ser? Como existir? Se não sei o que isso significa? Existir... "penso, logo existo" Claramente que penso, mas isso não faz minha existência! Pedras não pensam... elas não existem? Ser... Sei que sou, pois meus sentidos me mostram isso. Uma pedra é, posso vê-la. Eu sou, posso me ver. Podem me ver Mas como confiar em meus sentidos? Uma vez que penso estar dormindo de calças, acordo, e vejo que uso uma bermuda? Os sentido enganam. Posso estar enganada a respeito de tanta coisa. .... "Olhe para fora, para depois olhar para dentro de si mesmo" ????????????COMO???????????????? Como olhar para fora? Posso tentar conhecer uma pessoa, observando-a, até mesmo conversando com ela. Mas só o que verei será sua "capa", seu exterior, Não a sua "alma", não a sua VERDADE! Se a verdade está nela, e apenas nela, Como saber se o que ela mostra é verdade, ou apenas uma mentira escondida na superfície? São as escolhas que me faz existir? Escolho o que fazer todos os dias. Se estou numa estrada (minha vida?) devo escolher se viro para a esquerda ou para a direita. E daí? Existir é isso? Existir é escolher? Ou algo além disso? Não sei! Não sou nada...? Serei alguma coisa um dia? Como saber? Não sei... novamente não sei! Há coisas na vida que nunca nos ofertarão respostas, E procurá-las seria vão e improfícuo! Por enquanto sou apenas mais uma entre milhões de pessoas que não sabem SER! *Para Sabrina*

7 comentários:

Anônimo disse...

Tantas perguntas e nenhuma resposta, entaao eu te pergunto: Pra quê perguntar?
Viva sua vida, e deixa as questooes se responderem com o tempo!

Roberta Sisto disse...

Naao consigo, darling, essas questões deveriam ser respondidas imediatamente, seria mais faacil viver se vc ao menos souber pelo quê, por que ou por quem estaa vivendo.
Naao ee taao simples act que naao me conheço, deveria ser uma coisa natural, jaa em nossa mente, naao gosto de questionar os motivos de minha existência, mas tenho que questionar, desse jeito posso ao menos saber que vivo (penso, logo existo: Cogito, ergo sum)!

Anônimo disse...

vc acredita em Deus?

Roberta Sisto disse...

Naao sei o que tem a ver, mas naao, naao acredito, acho que Deus foi criado pelos homens soo para o homem ter em quem colocar a culpa de seus problemas, Se faço algo errado, culpo a mim, naao a um ser superior que talvez naao exista!

Anônimo disse...

Desculpa ter tocado na questaao, mas jaa qe vc disse isso:
Roberta,
Vc pode acreditar no que quiser mas naao critiqe qw acredita em Deus!

Roberta Sisto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roberta Sisto disse...

Naao gosto de discutir minhas crenças com ngm, muito menos com vc entaao soo digo que para mim Deus naao existe vc estaa livre para acreditar que sim, mas creio qe naao!