"Certos pavões escondem de todos os olhos a sua cauda - chamando a isso o seu orgulho." F. Nietzsche

23.11.10

Essência e existência


Aristóteles ensinou que a essência é aquilo que define ou fornece as características fundamentais de um ser.
Dito de outro modo, essência é o que faz com que uma coisa seja o que é e não outra coisa qualquer.
Da essência não fazem parte qualidades acidentais. Por exemplo, o fato de uma caneta se azul ou preta, cara ou barata, não diz respeito à sua essência. O fato de ser um instrumento usado para escrever, ser à tinta e de formato adaptável à mão humana é que dita a sua essência.
Para os seres humanos, como isso se aplica?
Para muitos pensadores, o homem tem uma essência que pertence a toda a humanidade e pode ou não ter uma existência individual.
Já os existencialistas afirmam que a essência humana não existe nas idéias nem é dada gratuitamente ao homem.
A essência humana é construída por cada um de nós no próprio existir.
Quando penso em minha vida, vejo que há mil direções para se seguir. À medida que vou existindo, decido-me por um caminho. Ando nele. Com meu caminhar, abro a trilha. Sou como o trator, que faz seu caminho enquanto avança, mais do que o automóvel, que só corre por estradas que foram feitas por outros.
O homem é um ser apenas possível. Existo à medida que transformo esse possível em real. Esta passagem do possível para o real é a vida. E mais que a passagem, é o modo como o faço!

2 comentários:

Anônimo disse...

"Com meu caminhar, abro a trilha. Sou como o trator, que faz seu caminho enquanto avança, mais do que o automóvel, que só corre por estradas que foram feitas por outros" adorei essa frase. *-* Parabéns pelo blog amiga. Beijo.
by: Michelle Sena

Roberta Sisto disse...

HUASHUAHSUAHS' naao lembrou sua senha?
obrigada...