"Certos pavões escondem de todos os olhos a sua cauda - chamando a isso o seu orgulho." F. Nietzsche

24.3.11

Platão


Para todos aqueles que me pediram ajuda para fazer o trabalho sobre Platão , aí vai algumas coisas que vocês precisam saber antes de fazê-lo, mas como Sócrates, apenas indicarei o caminho, o resultado depende da interpretação de cada um.

As ideias platônicas estão muito bem explicadas na Alegoria da Caverna.

Para quem ainda não a leu, a alegoria em questão retrata a vida de prisioneiros dentro de uma caverna, onde, com sua visão limitada, só enxergam sombras (A sombra da verdade) de objetos, e não o objeto em si.

Isso demonstra nossa percepção das coisa que tomamos como verdadeiras, mas que na maioria das vezes não são!

Isso porque, para Platão, há dois mundos distintos: o mundo das ideias, inteligível, e o mundo sensível, aquele que habitamos. No mundo sensível, não vemos a verdade, pois ela existe apenas no mundo das ideias, local onde a perfeição, a ideia das coisas estão.

Logo, a verdade não é possível aqui no mundo sensível, uma vez que ela habita um mundo diferente.

Para chegarmos ao verdadeiro conhecimento, precisamos abandonar o mundo sensível e irmos ao mundo inteligível.

É por isso que poucos conseguem o verdadeiro conhecimento.

Há também a Reminiscência, que seria resumida assim: Para o filósofo, nossas almas habitaram o mundo das ideias, e lá conheceu a verdade das coisas, mas ao encarnar, "se esqueceu" de tudo... justamente por isso, a busca pelo conhecimento nada mais é que a busca para tentar lembrar o que já sabemos...

Nenhum comentário: